Imex desenvolve equipamentos de linha própria
No mesmo ano em que completa duas décadas de atividades, a Imex Medical consolida no mercado a sua linha própria de equipamentos de diagnóstico por imagem. São pelo menos 36 equipamentos de última geração, que são resultado do investimento interno em pesquisa e inovação, além de oferecerem soluções com excelente custo-benefício no Brasil.
Nos últimos anos, quando decidiu investir em pesquisa e inovação, a empresa estava de olho nesse mercado emergente. Sem saber, preparou o terreno para a crise que se avizinhava logo à frente e faria o mundo mergulhar em uma instabilidade econômica sem precedentes.
“No mundo dos negócios, quando nos deparamos com dificuldades, podemos escolher entre dois caminhos: nos deixar abater ou enfrentar os desafios e reinventar os negócios para seguir em frente. A pesquisa e a inovação, que já eram prioridade, nos ajudaram a enfrentar a pandemia. E decidimos acelerar o processo”, diz o diretor de vendas da Imex, Maurício Silva.
Assim, essa determinação, que foi fundamental para construir uma história de sucesso, também é um dos pilares para projetar o futuro.
Contudo, ainda que todos estivessem diante de um cenário singular, a empresa projetou um crescimento ousado para si. A Imex pretende chegar ao acumulado de R$ 1 bilhão nos próximos cinco anos.
O caminho é próspero. Só em 2021, a empresa vislumbra fechar o ano com faturamento de R$ 250 milhões, um montante 55% maior do que no ano anterior.
Por fim, as boas escolhas do passado ajudaram a Imex a alcançar o posto de maior empresa nacional do segmento de equipamentos e serviços para a área de diagnósticos por imagem.
Pesquisa e inovação como diferenciais
O investimento em pesquisa e inovação aqueceu os negócios da Imex ao longo dos anos, bem como os investimentos já ultrapassam R$ 20 milhões e a empresa espera injetar um montante ainda maior.
De fato, toda essa aposta deu fôlego para o portfólio invejável que a empresa oferece ao mercado hoje. São equipamentos de alta qualidade e eficiência que vão de mamografia e tomografia computadorizada à ressonância magnética. Tudo produzido na sede da empresa em São José, na Grande Florianópolis, com componentes importados da Europa e Ásia.
“Entender a realidade do mercado brasileiro é o grande diferencial da empresa. Com isso, conseguimos oferecer soluções muito mais próximas à demanda local e à necessidade de cada cliente”, afirma o CEO da Imex, Edison Bianchi.
As soluções oferecidas ao mercado brasileiro pela Imex são:
- detector digital de raios X;
- ultrassom eCube;
- raios X digital Innovision;
- ressonância magnética Sensitive;
- tomografia computadorizada da Linha Imagine;
- injetoras da Linha Zenith;
- arcos cirúrgico da Linha Unique;
- raios X móveis da Linha Mob;
- mamógrafo Precision;
- densitometria óssea da Linha Elipse.
O sistema de mamografia Precision, por exemplo, é um equipamento digital que está à disposição do mercado brasileiro atualmente. Segundo dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), 68% dos mamógrafos no país ainda são analógicos.
Os mamógrafos digitais proporcionam imagens de melhor resolução, diagnóstico mais preciso ao médico e mais conforto para as pacientes. Quando comparado ao aparelho analógico, o modelo exige menor dose de radiação e maior agilidade na aquisição das imagens, desse modo reduzindo o desconforto da paciente.
Da pesquisa e inovação à logística
Além da pesquisa e inovação, a Imex também não esqueceu de olhar também para a etapa que vem logo após a produção e o desenvolvimento dos equipamentos próprios: a entrega desses produtos.
Assim, optou por não terceirizar o serviço, mas a investir na ampliação da própria estrutura logística. Hoje, a empresa conta com quatro centros de distribuição espalhados pelo país: São Paulo, São José (SC), Recife e Goiânia (GO). Visto que estão sediados em localização estratégica, eles conseguem garantir uma entrega rápida e eficiente para os clientes de qualquer parte do Brasil. Juntos, os espaços somam mais de 10 mil metros quadrados.
“A visão no cliente sempre foi nosso lema e entendemos que cada vez mais a agilidade no atendimento é um dos fatores decisivos na sua satisfação”, explica Bianchi.
Da logística à manutenção e assistência técnica
A etapa seguinte após a logística, após a entrega do equipamento ao cliente, também faz parte dos investimentos da Imex. A necessidade de oferecer manutenção e assistência técnica aos seus produtos, a empresa completa o ciclo de atendimento de qualidade e eficiência aos seus clientes.
Criado em 2010, o Imex Service oferece manutenção preventiva, manutenção corretiva, instalação e aplicação de produtos, venda de partes e peças. A empresa possui centrais de distribuição de peças e equipamentos em todas as regiões do país.
Além disso, por meio de uma central de atendimento é possível agendar visitas ou tirar dúvidas sobre a manutenção dos aparelhos, além de apostar em uma estrutura logística otimizada.
Para a empresa, esse serviço garante economia e maior vida útil aos equipamentos adquiridos.
Para saber mais sobre a empresa e o resultado dos investimentos em pesquisa e inovação, visite o site da Imex Medical!